Planalto tem alívio com adesão menor aos protestos, mas não vê motivos para festejar

Por outro lado, os dados do Datafolha do último final de semana mostram que o descontentamento com o governo ainda é grande

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com informações dos jornais Folha de S. Paulo e do O Globo, o Palácio do Planalto recebeu com alívio a menor adesão aos protestos de domingo em relação aos do mês passado.

Porém, isso não quer dizer que haja motivos para comemoração dentro do governo. O fato das manifestações terem reunido menos gente nas ruas foi um “dado positivo” porque dá tempo para que o governo reaja à agenda negativa.

Por outro lado, os dados do Datafolha do último final de semana mostram que o descontentamento com o governo ainda é grande. “O Datafolha mostra que não há mudança de humor em relação ao governo. O fato de as manifestações estarem menores não é um sinal de que a crise passou”, afirmou um assessor do Planalto ao jornal O Globo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Assim, o Datafolha mostra, segundo assessores, que o governo tem que sair da defensiva para não alimentar novas manifestações. 

O vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) ainda destacou que “menos gente nas ruas não significa que os eventos não foram importantes”. “Nós temos que estar muito atentos a estas manifestações. O governo está prestando atenção. Elas revelam, em primeiro lugar, vou dizer o óbvio, uma democracia poderosa. Mas, em segundo lugar, o governo precisa identificar quais são as reivindicações e atender as reivindicações. É isso que o governo está fazendo”, afirmou ontem.

Sobre o Datafolha, que mostrou que 13% consideram o governo ótimo ou bom, mesmo número de março e que 63% apoiam a abertura de impeachment, a equipe presidencial avaliou que não dava para melhorar e se recuperar em tão curto espaços e tempo. 

Continua depois da publicidade

De acordo com o Datafolha, o impeachment da presidente Dilma conta com o apoio de 77% das 100 mil pessoas (segundo estimativas do instituto) que estiveram neste domingo (12) na Avenida Paulista, mas nem metade deles acham que ela seria afastada. E só 13% dos manifestantes saíram de casa com a intenção de pedir o impeachment da presidente. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.