PIB crescerá cerca de 1% no 4º trimestre sobre 3º tri, diz Barbosa

Foco da política econômica será o de sustentar a expansão da atividade num ritmo entre 4% e 5% em 2013

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA- O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta segunda-feira (19) que o PIB (Produto Interno Bruto) crescerá cerca de 1% no quarto trimestre sobre o terceiro, com ajuste sazonal.

Segundo ele, o foco da política econômica será o de sustentar a expansão da atividade num ritmo entre 4% e 5% em 2013.

“A lógica é diferente. Uma coisa é acelerar o crescimento, que foi acelerado. Agora, o foco é aumentar a competitividade e o investimento. Na verdade, as medidas estão colocadas e é mais uma questão de execução”, disse o secretário.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a economia brasileira cresceu em torno de 1% no terceiro trimestre deste ano, ampliando o ritmo de expansão.

O secretário-executivo citou como estímulos o programa de concessão de rodovias e ferrovias, a redução dos custos da energia elétrica e a proposta de simplificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), apresentada no início de novembro.

Barbosa disse que o governo espera melhor comportamento dos indicadores econômicos em outubro em comparação a setembro. “Setembro foi mês atípico com menos dias úteis. Os indicadores mostram que outubro teve nível de atividade mais forte e o próprio mercado espera crescimento no último trimestre, na casa de 1 por cento”.

Continua depois da publicidade

Na análise do segundo semestre, o secretário-executivo disse que está claro o aumento do ritmo de expansão do nível de atividade. “O indicador antecedente do Banco Central indica 4,7% de velocidade anual no terceiro trimestre e a gente espera que isso fique entre 4% e 5% também no quarto. O desafio é sustentar essa taxa no ano que vem”, comentou.

Na semana passada, o BC divulgou que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) cresceu 1,15% entre julho e setembro ante o segundo trimestre, mas caiu 0,52% em setembro sobre agosto.

O número indicou que a economia acelerou o ritmo de expansão, mas a fraqueza dos indicadores de setembro mostrou, por outro lado, que essa recuperação ainda não ganhou força, levantando dúvidas sobre a capacidade de reação dos investimentos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados