PGR denuncia governador de Minas Fernando Pimentel por corrupção e lavagem de dinheiro

O empresário Benedito Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como Bené, também foi denunciado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Acrônimo. O empresário Benedito Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como Bené, também foi denunciado.

Para que Pimentel vire réu, a denúncia terá que ser aceita pelo tribunal. Conforme informa o G1, o artigo 92 da Constituição de Minas Gerais afirma que o governador deve ser suspenso das funções caso a denúncia seja recebida; enquanto não houver sentenção condenatória, o governador não pode ser preso. A denúncia torna o governador formalmente acusado mas, para ele virar réu, ela tem que ser aceita.

A denúncia refere-se a acontecimentos da época em que Pimentel era do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; contudo, a Constituição mineira diz que o governador, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por “ato estranho ao exercício de suas funções”. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No início do mês de abril, Pimentel foi indiciado na Operação Acrônimo por corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. Em um dos inquéritos, a Polícia Federal considerou haver indícios de que o governador, quando foi ministro intercedeu para favorecer a montadora Caoa. Em 2012, foi lançado pelo ministério o Programa Inovar Auto, que concedia incentivos fiscais a empresas do setor automotivo.

Para garantir sua manutenção no programa, a Caoa teria pago R$ 2,1 milhões. Segundo a Polícia Federal, o valor foi repassado a duas empresas de Benedito Oliveira Neto, que também participaria do esquema. As empresas não tariam prestado serviços à montadora, sendo usadas apenas para emitir notas fiscais frias e receber as verbas. A defesa de Pimentel chegou a solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um habeas corpus, questionando a autorização dada pelo STJ para que a Polícia Federal pudesse indiciá-lo. A solicitação se baseou na posição que o Ministério Público Federal apresentou no início do ano. Segundo a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, não caberia à Polícia Federal indiciar autoridades que têm foro privilegiado no STJ.

No entanto, o ministro do STF Celso de Mello rejeitou a solicitação. Ele considerou que a impetração do pedido de habeas corpus no Supremo foi prematura, porque não haviam sido esgotadas todas as possibilidades de recurso interno no STJ. Segundo Celso de Mello, a solicitação também não demonstrou densidade jurídica.

Continua depois da publicidade

(Com Agência Brasil) 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.