PF prende ex-ministro Henrique Alves em operação que investiga propina em estádio da Copa

Operação Manus foi deflagrada nesta terça-feira (6) e é um desdobramento da Lava Jato após delações de empreiteiros

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (6) mandados da Operação Manus, um desdobramento da Lava Jato que investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal/RN. O sobrepreço identificado na obra chega a R$ 77 milhões.

Cerca de 80 Policiais Federais cumprem 33 mandados judiciais, sendo cinco mandados de prisão preventiva, seis mandados de condução coercitiva e 22 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte e Paraná.

Entre os alvos dos mandados de prisão estão o ex-ministro do Turismo nos governo Dilma e Temer, Henrique Eduardo Alves, e o ex-deputado Eduardo Cunha. Ambos são do PMDB e já foram presidentes da Câmara dos Deputados.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A partir das delações premiadas de executivos da Odebrecht foram identificados diversos valores recebidos como doação eleitoral oficial, entre os anos de 2012 e 2014, que na verdade consistiram em pagamento de propina. Identificou-se também que os valores supostamente doados para a campanha eleitoral em 2014 de um dos investigados foram desviados em benefício pessoal.

O nome da operação faz referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, cujo significado é: “uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.