Publicidade
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29) a Operação Korbann, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares destinadas à realização de jogos estudantis de esportes digitais.
A ofensiva, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mira uma associação do Distrito Federal que teria recebido cerca de R$ 15 milhões entre 2023 e 2024, com base em editais de fomento do Ministério do Esporte.

Haddad: Alckmin teve conversa com Lutnick e Brasil prosperará em negociação com EUA
Haddad disse a jornalistas em Brasília que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está fixado em uma data para concluir as conversas com Washington

Lula sanciona Programa Acredita Exportação para desonerar e ampliar pequenos negócios
O presidente também assinou decreto de regulamentação desse programa cujo objetivo é ampliar a base exportadora de micro e pequenas empresas (MPEs) por meio da devolução de tributos federais
Agentes da PF cumpriram 16 mandados de busca e apreensão em endereços localizados no Acre, Paraná, Goiás e no próprio Distrito Federal. A investigação, que conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), também determinou o bloqueio de R$ 25 milhões em bens, incluindo veículos, imóveis e valores em contas bancárias.
Continua depois da publicidade
Segundo os investigadores, os recursos foram viabilizados por meio de emendas individuais, canalizadas para o Ministério do Esporte, e repassados à associação por meio de termos de fomento. Há suspeitas de superfaturamento, desvio de finalidade e direcionamento de contratos a empresas subcontratadas ligadas ao grupo investigado.
Como medida cautelar, a Justiça Federal determinou que a associação está impedida de receber novos repasses federais e proibida de transferir valores às empresas já contratadas no âmbito dos projetos analisados.
A PF ainda não divulgou nomes dos envolvidos nem se haverá pedidos de prisão nos próximos dias. A investigação segue em sigilo