Operação da PF mira Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba, por suposto desvio na saúde

Polícia Federal cumpre mandados em 14 cidades e mira organização criminosa ligada a fraudes na saúde pública do município; casa do prefeito é alvo de busca e apreensão

Paulo Barros

(Foto: Reprodução/ Instagram/ @rodrigomangaoficia
/lDivulgação//Polícia Federal)
(Foto: Reprodução/ Instagram/ @rodrigomangaoficia /lDivulgação//Polícia Federal)

Publicidade

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Copia e Cola, que investiga desvios de recursos públicos na área da saúde em Sorocaba (SP). O prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), é um dos alvos dos mandados de busca e apreensão cumpridos pela PF.

De acordo com a emissora, agentes estiveram na residência do prefeito na manhã de hoje. A investigação, que começou em 2022, apura a atuação de uma organização criminosa que teria fraudado a contratação de uma Organização Social (OS) para gerir serviços de saúde no município.

De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos também teriam praticado lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e transações imobiliárias. Foram expedidos 28 mandados de busca e apreensão em 14 cidades paulistas — incluindo Sorocaba, São Paulo, Santo André e Santos — além de Vitória da Conquista, na Bahia.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região também determinou o sequestro de bens e valores de até R$ 20 milhões e proibiu a OS investigada de firmar contratos com o poder público.

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Ainda segundo a PF, os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.

Rodrigo Manga ganhou projeção nacional por sua atuação nas redes sociais. No TikTok, soma 2,9 milhões de seguidores e mais de 60 milhões de curtidas, além de outros 2,7 milhões de seguidores no Instagram.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, o prefeito anunciou que pretendia disputar a Presidência da República em 2026, e revelou convite do PRTB, sigla que lançou Pablo Marçal na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024.

Ainda nesta manhã, Manga publicou um vídeo nas redes sociais que mostra os agentes em sua residência. Ele ironiza a ação: “Foi eu lançar a minha pré-candidatura à Presidência da República, mandaram a Polícia Federal na minha casa por causa da denúncia e acharam algumas coisas aqui. Bolo de cenoura, Nutella e o Pokémon que o meu filho tanto ama”, disse. 

O prefeito afirmou também não ter medo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e “de nenhuma outra autoridade que está incomodada com a nossa ascensão”. “Nós vamos mudar esse país. Nós vamos mudar a qualidade de vida da população. Vem morar em Sorocaba”, disse, fazendo um coraçãozinho com as mãos.

Paulo Barros

Jornalista pela Universidade da Amazônia, com especialização em Comunicação Digital pela ECA-USP. Tem trabalhos publicados em veículos brasileiros, como CNN Brasil, e internacionais, como CoinDesk. No InfoMoney, é editor com foco em investimentos e criptomoedas