Operação Pentiti

PF deflagra nova fase da Lava-Jato e cumpre 12 mandados em São Paulo e Rio de Janeiro

A investigação foi impulsionada pelo acordo de colaboração premiada do ex-ministro Antonio Palocci.  

SÃO PAULO – A Polícia Federal deflagra a 64ª fase da Operação Lava-Jato na manhã desta sexta-feira (23) e faz buscas no banco BTG Pactual. 

Segundo  a Polícia Federal, são 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro. De acordo com informações do jornal O Globo, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão de documentos na casa do banqueiro André Esteves, no Rio de Janeiro, e nas sedes paulista e carioca do BTG.

A investigação, informa o G1, foi impulsionada pelo acordo de colaboração premiada do ex-ministro Antonio Palocci.

PUBLICIDADE

De acordo com a PF, a investigação é complexa e trata de fatos abordados em diferentes inquéritos policiais, tendo sido impulsionada por acordo de colaboração premiada celebrado entre a Polícia Federal e ex-Ministro de Estado investigado.

Além da identificação de beneficiários da planilha “Programa Especial Italiano” e do modus operandi de entregas de valores ilícitos a autoridades, também é objeto desta fase esclarecer a existência de corrupção envolvendo instituição financeira nacional e estatal petrolífera na exploração do pré-sal e em projeto de desinvestimento de ativos no continente africano – conduta que pode ter lesado os cofres públicos em pelo menos 1,5 bilhão de dólares, que equivalem hoje a aproximadamente 6 bilhões de reais.

Em nota, o BTG informou que o banco está colaborando com as investigações e que a investigação independente não encontrou ilícitos. 

A 64ª fase foi batizada de “Pentiti”, que significa “arrependidos”. O termo é usado na Itália como referência a integrantes de organizações criminosas que, após serem presos, se arrependeram e decidiram colaborar com as autoridades nas investigações.

Quer saber o que esperar da política nos próximos meses? Insira seu e-mail abaixo e receba, com exclusividade, o Barômetro do Poder – um resumo das projeções dos principais analistas políticos do país:

(Com Agência Brasil)