Operação

PF deflagra duas novas fases da Lava Jato e prende ex-deputado petista Cândido Vaccarezza

Esta é a primeira vez que a PF realiza duas fases da operação ao mesmo tempo

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (18) mandados da 43ª e da 44ª fases da Operação Lava Jato nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Esta é a primeira vez que a PF realiza duas fases da operação ao mesmo tempo.

O ex-deputado federal Cândido Vaccarezza, ex-PT, está entre os alvos e foi preso temporariamente. No total, foram 46 ordens judiciais, sendo 29 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de condução coercitiva e 6 mandados de prisão temporária, segundo a PF.

A 43ª fase foi batizada de Sem Fronteiras e investiga a relação espúria entre executivos da Petrobras e grupo de armadores estrangeiros para obtenção de informações privilegiadas e favorecimento obtenção de contratos milionários com a empresa brasileira.

Já a 44ª fase da Lava Jato tem nome de Operação Abate, que mira um grupo criminoso que era apadrinhado por ex-deputado federal, cuja influência era utilizada para a obtenção de contratos da Petrobras com empresa estrangeira. Nesta relação criminosa, recursos foram direcionados para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-parlamentar, segundo a PF.