PF decide não ir a sindicato prender Lula nesta sexta-feira

Decisão ocorre por avaliação de risco à segurança; negociações devem ser retomadas amanhã

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal concluiu que não há condições de cumprir o mandado de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (6). A avaliação é que uma operação para executar a determinação judicial poderia pôr em risco a integridade física de manifestantes presentes ou até de policiais. O líder petista está há mais de 24h na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo (SP).

Ontem, após o plenário do Supremo Tribunal Federal, nas primeiras horas do dia, rejeitar pedido de habeas corpus apresentado pela defesa, o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou o início da execução da pena do réu e estabeleceu um prazo de até as 17h (horário de Brasília) desta sexta-feira para a apresentação voluntária à Polícia Federal em Curitiba, o que não aconteceu.

Lula foi condenado, em janeiro, por unanimidade pelos desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na primeira instância, Lula havia sido condenado por Moro a 9 anos e 6 meses de prisão.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As negociações entre emissários do ex-presidente e a PF, para que a prisão possa ser executada de forma segura, devem continuar no sábado, após missa em memória da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.