PF decide intimar Lula para prestar depoimento na Zelotes

O mandado 6262 é do dia 3 de dezembro e define o comparecimento de Lula na próxima quinta-feira (17) na sede da Polícia Federal em Brasília

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A PF (Polícia Federal) expediu mandado para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja intimado a prestar depoimento na Operação Zelotes, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo e da Folha de S. Paulo

O mandado 6262 é do último dia 3 e define o comparecimento de Lula na próxima quinta-feira (17) na sede da Polícia Federal em Brasília. Ainda não há informação, porém, se Lula já recebeu o documento para comparecer ao prédio da PF.

O ex-presidente assinou as medidas provisórias 471/2009 e 512/2010 que estão sob suspeita de ter sido compradas por um esquema de corrupção investigado pela Zelotes, que envolve lobistas e montadoras de veículos que se beneficiaram de prorrogação de incentivos fiscais por conta da definição desta normas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nesta semana, a Justiça Federal aceitou pedido do Ministério Público Federal e autorizou quebrar os sigilos bancário e fiscal desde 2009 de pessoas e empresas investigados pela Operação Zelotes.  Dentre os que tiveram o sigilo quebrado, estão o ex-ministro Gilberto Carvalho e o filho do ex-presidente, Luis Cláudio Lula da Silva. A empresa do filho de Lula, a LFT Marketing Esportivo, também teve os sigilos quebrados. 

Em relação a Gilberto Carvalho, o relatório da PF aponta um suposto “conluio” entre ele e lobistas suspeitos de pagar propinas para obter benefícios fiscais. Já no caso do filho de Lula, as investigações apontam que a LFT recebeu R$ 2,5 milhões em pagamentos do escritório Marcondes e Mautoni. Luís Cláudio já prestou depoimento – vale ressaltar que, segundo perícia da PF, o trabalho que ele teria prestado para a Mautoni seria uma cópia do site Wikipedia. 

Os sócios da consultoria, Mauro e Cristina Marcondes, estão presos pela PF e já foram denunciados. 

Continua depois da publicidade

É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.