PF cumpre 23ª fase da Lava Jato; marqueteiro do PT João Santana tem prisão decretada

Os policiais estão cumprindo os mandados em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã de segunda-feira, a 23ª fase da Operação Lava Jato, chamada Acarajé. Os policiais estão cumprindo os mandados em São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Segundo informações de diversos jornais, a Justiça Federal do Paraná decretou a prisão do marqueteiro do PT João Santana. 

Ele foi marqueteiro das campanhas da presidente Dilma Rousseff e da campanha da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Porém, as primeiras informações são de que ele não está no Brasil. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, há uma equipe da PF fazendo busca e apreensão no apartamento do publicitário num prédio no Corredor da Vitória, em bairro nobre em Salvador. 

O inquérito investiga supostos pagamentos de R$ 7 milhões ao marqueteiro pela Odebrecht em paraísos fiscais. Segundo o Estadão, a Lava Jato chegou a Santana por meio de anotações encontradas no aparelho celular de Marcelo Odebrecht, preso desde junho do ano passado. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Também são alvo a Odebrecht e o engenheiro Zwi Skornicki. Segundo as operações da PF, ele operava propinas no esquema da Petrobras investigado pela Lava Jato. Há mandado de prisão preventiva contra Skornicki e a polícia esteve na casa dele, no Rio de Janeiro. A PF também esteve no prédio da Odebrecht, em São Paulo e todos os funcionários foram dispensados. 

O delegado Eduardo Mauat, que conduz as buscas na sede da Odebrecht, afirmou que esta nesta fase levarão mais material do que na 14ª fase, que prendeu o presidente Marcelo Odebrecht em junho.

A PF confirmou a nova fase da Lava Jato, com o cumprimento de 51 mandados judiciais, sendo 38 mandados de busca e apreensão, 2 mandados de prisão preventiva, 6 mandados de prisão temporária e 5 mandados de condução coercitiva. Participam da ação 300 homens da PF. Na Bahia, a operação é realizada em Salvador e Camaçari. No Rio de Janeiro, na capital, em Angra dos Reis, Petropolis e Mangaratiba. Em São Paulo, além da capital, a operação foi às cidades de Campinas e Poá. 

Continua depois da publicidade

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.