PF conclui que Renan Calheiros, Jucá e José Sarney não obstruíram a Lava Jata

Para a PF, a simples intenção não pode ser considerada crime, e os políticos não cometeram atos de obstrução

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório enviado nesta sexta-feira (21) ao STF (Supremo Tribunal Federal), a Polícia Federal concluiu que não houve tentativa de obstrução da Operação Lava Jato pelos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e pelo ex-senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) na Operação Lava Jato.

Para a PF, a simples intenção não pode ser considerada crime, e os políticos não cometeram atos de obstrução. “Não compreendemos existir elementos indiciários de materialidade do crime (…) haja vista que no espectro cognitivo próprio desta sede indiciaria, o conteúdo dos diálogos gravados e a atividade parlamentar dos envolvidos ou no período em comento não nos pareceu configurar as condutas típicas de impedir ou embaraçar as investigações decorrentes da Lava Jato”, diz o texto do relatório.

A investigação foi aberta pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que entendeu que houve tentativa de comprometer a operação após a delação de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.