Petróleo é o vilão da alta dos alimentos, diz ministro

Segundo o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, Brasil produz mais alimentos hoje do que quando iniciou o projeto de biocombustíveis

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o vilão da alta dos alimentos é o petróleo e não os biocombustíveis. A afirmação foi feita durante a cerimônia de abertura do Fórum Global de Energia Renováveis, iniciado no último domingo (18) em Foz do Iguaçu (PR). O encontro prossegue até a próxima quarta.

Para Lobão, o Brasil produz mais alimentos agora do que quando iniciou o projeto de biocombustíveis. “Há cinco anos, produzíamos 80 milhões de toneladas de grãos, e hoje, com os biocombustíveis em plena carga, estamos produzindo 140 milhões de toneladas (…) Tem havido elevação do preço dos alimentos no mundo, mas não por causa dos biocombustíveis, mas por causa do preço do petróleo”, explicou, segundo a Agência Brasil.

Na defesa dos biocombustíveis, o diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Sameck, afirmou que o problema da crise mundial dos alimentos
está na má distribuição de renda e de poder no planeta. Segundo ele, a engenharia agronômica já deu respostas para a questão da produção de alimentos há muitos anos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ofensiva a favor dos biocombustíveis

O assessor especial da presidência da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou na última sexta-feira (16) que o governo brasileiro lançará uma “ofensiva” internacional para obter apoio a produção dos biocombustíveis.

Segundo ele, o presidente da república está convencido de que os biocombustíveis seriam a melhor alternativa para a preservação ambiental e de que as empresas petrolíferas não teriam interesse na expansão do uso deste tipo de combustível.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.