Petrobras reajustará a gasolina se petróleo seguir acima de US$ 110, diz Citi

Em meio à discordância de Mantega e Gabrielli, Cide pode ser a saída para que aumento não chegue à bomba

Publicidade

SÃO PAULO – O Citigroup acredita que são altas as chances da Petrobras (PETR3,PETR4) elevar o preço dos combustíveis no segundo semestre, mas apenas se a cotação do petróleo se estabilizar ao redor de US$ 110 por barril.

“Em nossa visão, isso iria aumentar subjetivamente a confiança em um novo patamar do barril Brent e mitigaria qualquer impacto significativo acerca do aumento do preço do diesel na inflação ao longo do tempo”, afirmam Pedro Medeiros e Fernando Valle, que estimam um reajuste entre 10% e 11% para reestabelecer o equilíbrio.

O reajuste é defendido por Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, como forma de compensar a valorização do petróleo. A dupla de analistas reonhecec que o preços da gasolina e do diesel no Brasil encontram-se em desconto de 19% e 14,5%, respectivamente, em relação ao mercado internacional.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Crescimento exige importação
Apesar da empresa ser parcialmente imune ao cenário externo, uma vez que controla quase que integralmente o processo de extração e distribuição, a valorização da commodity produz de fato um efeito negativo, uma vez que a empresa se vê obrigada a fazer importações para garantir a demanda do País em desenvolvimento e ao mesmo tempo compensar problemas de fornecimento com o etanol.

“Para se ter uma idéia, a companhia apresentou planos de importar 1,5 milhões de barris de gasolina em abril, apenas para constituir estoque”, lembra a dupla do Citi.

Mantega discorda de Gabrielli
Por outro lado, o Ministro Guido Mantega, que também ocupa a presidência do conselho de administração da Petro, rechaça um reajuste nos combustíveis por temer reflexos na inflação.

Continua depois da publicidade

“Não estou preocupado com alta da gasolina, porque não há alta da gasolina e não está prevista. A gasolina não vai subir”, afirmou o ministro, segundo a Agência Câmara.

Cide como proteção à inflação
Entretanto, Medeiros e Valle lembram que um reajuste nos preços dos combustíveis por parte da Petro não resultaria necessariamente em um aumento no valor pago pelo consumidor na bomba, uma vez que o Governo tem a margem da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) com um instrumento tributário para controlar a volatilidade dos combustíveis para o consumidor.

Ou seja, caso haja a necessidade de reajuste da Petro na refinaria, o Governo poderá compensar através de uma redução da Cide na composição final do preço da gasolina – a exemplo do que tem feito nos últimos cinco anos.

Ajuste fiscal não seria afetado
Mas a redução da Cide não contraria o ajuste fiscal que o Governo vem encampando? A dupla do Citi acredita que não, e justifica que o imposto representa uma parcela muito pequena da arrecadação federal e tem destinação fixa à manutenção e investimentos em rodovias, além de 60% da receita ser dividida entre estados e municípios.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.