Petistas se queixam de Lula e pedem renovação do partido

Ainda de acordo com Josias de Souza, existe um interesse em sugerir ao ex-presidente seu afastamento da rotina partidária, para dedicar tempo integral à sua defesa e liberar o PT para substituir o atual quadro diretório

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A derrota acachapante do PT nas eleições municipais ampliou questionamentos internos na sigla sobre a autoridade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são do blogueiro Josias de Souza, do UOL, que conta que até o momento as críticas se restringem aos bastidores do partido, mas já ganham contornos de uma onda. Para alguns, Lula age de forma centralizadora e retarda a renovação da direção do partido.

Ainda de acordo com Josias de Souza, existe um interesse em sugerir ao ex-presidente seu afastamento da rotina partidária, para dedicar tempo integral à sua defesa e liberar o PT para substituir o atual quadro diretório. A ideia é antecipar a mudança para dezembro de 2017 e até mudar as regras das eleições — hoje organizadas de forma direta.

Nos bastidores, também há críticas aos três principais nomes cogitados para substituir Rui Falcão: o próprio Lula, o ex-governador da Bahia e ex-ministro Jaques Wagner e o senador Lindbergh Farias. Os três, de algum modo, estão na mira da operação Lava Jato, o que pode prejudicar ainda mais o futuro do partido.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.