Petistas reprovam fala sobre previdência colocam “prazo de validade” para Barbosa, diz Folha

Embora Barbosa seja visto como "igual" pelo PT, ele terá pouco tempo de lua de mel com o partido, diz a coluna, que afirma que os petistas irão cobrar em janeiro "alguma novidade"

Rodrigo Tolotti

Nelson Barbosa

Publicidade

SÃO PAULO – Antes mesmo da confirmação, o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, já enfrentava resistência do mercado, com muitos especialistas questionado o potencial do “ex-Planejamento” para assumir o cardo de Joaquim Levy. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a pressão sobre ele já ocorre também dentro do próprio governo.

Quer saber onde investir em 2016? Veja no Guia InfoMoney clicando aqui!

Embora Barbosa seja visto como “igual” pelo PT, ele terá pouco tempo de lua de mel com o partido do governo, diz a coluna, que afirma que os petistas irão cobrar em janeiro “alguma novidade” do novo ministro para reanimar a economia. E caso Barbosa não consiga entregar esse pedido, a pressão será pública.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Além disso, piora a situação do ministro as suas primeiras declarações. De acordo com a Folha, petistas reprovaram a fala sobre a reforma da Previdência na sua estreia como ministro. “Tem de sinalizar para o nosso povo, não contra nós. É um erro achar que ele vai agradar ao mercado”, diz um veterano da sigla.

Barbosa afirmou na segunda-feira (21) que o governo está trabalhando para enviar, ainda no começo do ano, uma proposta para a reforma da Previdência Social. Ele informou que está em estudo a criação de uma idade mínima para a aposentadoria. Durante teleconferência com investidores promovida pelo J.P. Morgan, o ministro disse que a intenção é criar um mecanismo que se adapte às mudanças demográficas da população.

O fator 85/95 móvel, simulando uma movimentação na idade mínima, é uma possibilidade para a questão previdenciária, afirmou ele. Outra possibilidade seria uma idade mínima que se ajustaria periodicamente “de acordo com as mudanças na demografia”.

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, no último sábado, 19, o ministro tinha dito que “obviamente que agora precisa avançar mais, principalmente na questão de critérios de idade de aposentadoria.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.