Pesquisas Quaest e Ideia saem nesta quarta (11) e devem medir impacto do Banco Master

Levantamentos ocorrem após prisão do banqueiro Daniel Vorcaro e disputa política envolvendo Lulinha

Marina Verenicz

Bolsonaro e Lula empatam tecnicamente como nomes mais rejeitados do cenário brasileiro, Flávio figura em terceiro. Fotos: REUTERS/Adriano Machado | Ricardo Stuckert / PR | Waldemir Barreto/Agência Senado
Bolsonaro e Lula empatam tecnicamente como nomes mais rejeitados do cenário brasileiro, Flávio figura em terceiro. Fotos: REUTERS/Adriano Machado | Ricardo Stuckert / PR | Waldemir Barreto/Agência Senado

Publicidade

Dois institutos devem divulgar nesta quarta-feira (11) novos levantamentos de intenção de voto para a eleição presidencial de outubro. As pesquisas são da Genial/Quaest e do instituto Ideia, contratado pelo Canal Meio, e chegam em um momento de forte tensão política em Brasília.

A expectativa de partidos, analistas e do mercado financeiro é que os números sirvam como um termômetro do impacto recente de crises políticas no debate eleitoral. Nos últimos dias, o noticiário foi dominado pela Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que levou à prisão do banqueiro Daniel Vorcaro e colocou o Banco Master no centro das discussões políticas e institucionais.

Ao mesmo tempo, oposicionistas tentaram associar o empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, às investigações da CPMI do INSS. A ofensiva acabou sendo interrompida por decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a quebra de sigilos do empresário.

Esse contexto elevou a expectativa em torno das novas sondagens eleitorais, que devem indicar se a turbulência política recente teve algum efeito sobre a disputa presidencial.

Cenários testados pela Quaest

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 6 e 9 de março e ouviu 2.004 eleitores em todo o país por meio de entrevistas presenciais e domiciliares. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05809/2026 e foi contratado pelo Banco Genial ao custo de R$ 465,8 mil.

O instituto testou três cenários principais de primeiro turno com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Também aparecem nas simulações o ex-ministro Aldo Rebelo (DC), o líder do MBL Renan Santos (Missão) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

A variação nos cenários envolve o nome do PSD. Em uma simulação aparece o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; em outra, o governador do Paraná, Ratinho Júnior; e em um terceiro cenário o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Além das perguntas eleitorais, o levantamento também inclui questões sobre a percepção do eleitorado em relação ao Supremo Tribunal Federal. Os entrevistados foram questionados sobre o grau de confiança na Corte, se consideram que o STF foi importante para a preservação da democracia e se veem como relevante que candidatos ao Senado se comprometam com eventuais processos de impeachment de ministros do tribunal.

Na rodada anterior da Genial/Quaest, divulgada em fevereiro, Lula liderava todos os cenários de primeiro e segundo turno. Em um eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro, o presidente aparecia com 43% das intenções de voto, contra 38% do senador do PL.

Continua depois da publicidade

Pesquisa Ideia também sai na quarta

Outro levantamento aguardado é o do instituto Ideia, registrado no TSE sob o número BR-00386/2026 e contratado pelo Canal Meio ao custo de R$ 27,6 mil.

A pesquisa começou a ser realizada em 6 de março e entrevistará 1.500 eleitores por telefone até esta terça-feira (10). A divulgação também está prevista para quarta-feira.

Nos cenários de primeiro turno, o instituto testa os nomes de Lula, Flávio Bolsonaro, Aldo Rebelo, Ratinho Júnior, Renan Santos e Romeu Zema. Algumas simulações substituem Ratinho Júnior por Eduardo Leite ou incluem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Continua depois da publicidade

Há ainda um cenário que inclui o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma eventual disputa com Lula, Aldo Rebelo, Renan Santos e Zema, sem a presença de um candidato do PSD.

Na última rodada divulgada pelo Ideia, em 4 de fevereiro, Lula aparecia à frente de Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno. O presidente tinha 45,8% das intenções de voto, contra 41,1% do senador do PL.