Pesquisas dão vantagem a partido de Merkel em eleição na Baixa Saxônia

Vitória em eleições estaduais daria impulso à campanha da chanceler alemã na eleição federal no segundo semestre

Reuters

Publicidade

BERLIM – O líder democrata-cristão da Baixa Saxônia previu vitória do partido em uma eleição apertada que será uma boa medida das chances da primeira-ministra (chanceler) alemã, Angela Merkel,de conquistar um terceiro mandato.

Uma vitória no domingo para o premiê da Baixa Saxônia, David McAllister, poria fim a dois anos de maus resultados para o partido Democrata-Cristão (CDU) – a legenda de Merkel – em eleições estaduais e daria impulso à campanha dela para reeleger-se na eleição federal prevista para o segundo semestre.

“Foi uma campanha difícil, uma campanha apaixonada e, no final, uma corrida ombro a ombro, mas eu estou muito certo de que vamos ganhar amanhã”, disse McAllister, de 42 anos, filho de um soldado britânico e uma alemã.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Uma pesquisa divulgada esta semana pelo instituto GMS aponta empate entre a CDU e aliados, os Democratas-Liberais (FDP) com seus rivais da Social-Democracia (SPD) e os Verdes na região norte do país. Cerca de 42 por cento dos eleitores ainda estavam indecisos.

A CDU estava na frente, com 41 por cento, seguida do SPD, com 33 por cento, na sondagem do GMS. Em meados do ano passado os conservadores, de Merkel, estavam atrás de seus rivais.

McAllister fez uma campanha recheada de referências a sua origem escocesa, incluindo até gaitas de fole. O SPD apelidou sua performance de “um culto de personalidade ao estilo cubano”.

Continua depois da publicidade

A campanha da CDU também fez uso da popularidade pessoal de Merkel na Alemanha pelo modo como conduziu a crise da dívida da zona do euro, e focou ainda em questões educacionais.

Nos últimos minutos da campanha, percorrendo ruas cobertas de neve, McAllister, disse que o impulso de última hora iria conduzi-lo a um novo mandato. O FDP, seu parceiro na coalizão de governo, deve angariar apoio suficiente para garantir os 5 por cento mínimos para assegurar uma cadeira na Assembleia estadual, o que manteria a centro-direita no poder.

O SPD precisa vencer na Baixa Saxônia, segundo maior estado alemão, se quiser ter alguma esperança de destituir Merkel na próxima eleição federal e se recuperar de um início desastroso de sua campanha eleitoral nacional, prejudicada por gafes de seu candidato a chanceler, Peer Steinbrueck.

Continua depois da publicidade

A última pesquisa nacional, divulgada pelo instituto Infratest na sexta-feira (18), dá à CDU 42 por cento, com 16 pontos de vantagem sobre o SPD. No entanto, o FDP tem apenas 4 por cento de apoio, o que não o qualificaria para obter cadeiras no Parlamento, complicando a chance de Merkel reeleger-se.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.