Eleições 2018

Pesquisa XP/Ipespe será divulgada na sexta; veja como foi o último levantamento

Foram entrevistados 2.000 eleitores, em todo o território nacional, entre os dias 17 e 19 de setembro

SÃO PAULO – Uma nova pesquisa XP/Ipespe de intenção de votos para presidente será divulgada na sexta-feira (21), às 10h30 (de Brasília). Foram entrevistados 2.000 eleitores, em todo o território nacional, entre os dias 17 e 19 de setembro. A sondagem está registrada no TSE sob o código BR-02995/2018 e tem margem de erro de 2,2 pontos.

A última pesquisa XP/Ipespe, divulgada em 14 de setembro, foi realizada entre os dias 10 e 12 deste mês e mostrou que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) mantinha a liderança da corrida presidencial com 26% das intenções de voto – 14 pontos percentuais à frente de Ciro Gomes (PDT), adversário mais bem posicionado na disputa na semana passada. Fernando Haddad (PT) chegou a 10% das intenções de voto no cenário estimulado de primeiro turno.

Com esse desempenho, Haddad estava tecnicamente empatado com outros três candidatos na corrida presidencial: Ciro Gomes, que atingiu seu maior patamar da série histórica, aos 12%; Geraldo Alckmin (PSDB), que apesar da larga vantagem em tempo de propaganda no rádio e na televisão, não consegue sair dos 9%; e Marina Silva (Rede), que dá sinais de desidratação ao sair de 13% há três semanas para 8% na última sondagem.

PUBLICIDADE

Em outro pelotão, outros quatro candidatos também pontuaram. O empresário João Amoêdo (Novo) e o senador Alvaro Dias (Podemos) tinham 4% das intenções de voto cada, tecnicamente empatados com o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB), com 2%, e o historiador Guilherme Boulos (PSOL), com 1%.

Pelo limite da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo, Amoêdo e Dias também estavam tecnicamente empatados com Marina Silva. O grupo dos brancos, nulos e indecisos somava 23% do eleitorado, queda de 4 pontos em relação à semana anterior.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos