Pesquisa mostra quem são os consumidores da classe C; maior parte é cautelosa

Segundo Ibope, 31% da classe C age de maneira racional diante dos desejos de consumo, planeja as compras e busca vantagens

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – A classe C é uma das classes econômicas que mais crescem no país e já representa quase 50% das população. Esse segmento, porém, não é homogêneo, quando o assunto é consumo. Pesquisa do Ibope Mídia com o Target Group Index identificou quatro grupos de consumidores da classe C que agem de modo diferente quando vão às compras.

Na hora de tirar a carteira do bolso, esse segmento da população pode ser considerado racional, consumista, personalista ou conformista, segundo constatou o estudo. E grande parte desses consumidores se enquadra no grupo dos racionais: eles formam 31%.

A pesquisa mostra que os consumidores que se enquadram nesse grupo planejam as compras e buscam vantagens. Eles, de maneira geral, cuidam de si e da casa e são ponderados. Nesse perfil, estão enquadrados aqueles consumidores que têm mais de 35 anos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Para o levantamento, o Ibope Mídia, juntamente com o Target Group Index, realizou 20 mil entrevistas.

De consumistas a conformistas
Os consumistas representam 29% da classe C. Eles, de modo geral, são mulheres que cuidam de si e da casa e veem no consumo um modo de se autoincentivar. Para esses consumidores, comprar é um ato de autoestima.

Nesse grupo, o consumo impulsivo é frequente, mas, se o produto desejado é caro, há um planejamento financeiro.

Continua depois da publicidade

No grupo dos personalistas estão os consumidores que gostam de se cuidar e gastam com eles mesmos em primeiro lugar. Nesse perfil, os jovens são maioria. Os personalistas representam 21% da classe C.

A menor parcela dos consumidores desse segmento da população se enquadra no grupo dos conformistas. Segundo o levantamento, 19% estão nele. Esses consumidores são principalmente homens, que não investem na aparência.

Os consumidores desse grupo frequentemente compram por impulso, não analisam nem planejam as compras.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.