Pesquisa Ibope mostra recuo de Dilma após escândalos na Casa Civil

Petista caiu de 58% para 55% dos votos válidos, enquanto Serra passou de 28% para 31% e Marina ficou com 13%

Publicidade

SÃO PAULO – A uma semana das eleições, a pesquisa Ibope divulgada no sábado mostrou que as intenções de voto para Dilma Rousseff (PT) diminuíram de 58% para 55% dos votos válidos. Enquanto isso, José Serra (PSDB) passou de 28% para 31% e Marina Silva (PV) ficou com 13% da preferência do eleitorado. 

Na primeira pesquisa Ibope a cobrir todo o período de escândalos na Casa Civil, que envolveram a demissão da ministra Erenice Guerra, Dilma diminuiu em 5 pontos percentuais sua vantagem sobre a soma dos adversários, passando a 9 pontos. Questionados sobre as acusações no governo, 46% disseram entendê-las, mas pouco mais de um terço do total soube explicar o esquema de tráfico de influência.

Serra avança, mas Dilma continua favorita
Serra registrou maior crescimento nas regiões Sudeste e Nordeste, onde passou de 24% para 30% e de 16% para 20%, respectivamente. Na divisão por renda, ele melhorou sua performance entre todas as faixas. Seu melhor índice (34%) ocorre entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, em que fica praticamente empatado com Dilma.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Apesar do bom desempenho do tucano, Dilma continua favorita. Em um eventual segundo turno, ela venceria por 54% a 32%. Além disso, 72% do eleitorado acredita que a candidata do PT sucederá Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência.

Debate na Record
As denúncias de corrupção na Casa Civil também marcaram o último debate da Record entre os presidenciáveis, no domingo (26). O candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, acusou Dilma de ser “conivente ou incompetente” frente aos fatos que ocorreram em seu antigo gabinete.

A petista, por sua vez, afirmou que “ninguém está acima de suspeita” e disse que o mais importante é a investigação séria dos fatos. Foram discutidos também temas como educação, política externa e meio ambiente.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.