Pesquisa Ibope aponta vitória de Lula já no primeiro turno das eleições

No entanto, sondagem sobre um eventual segundo também foi realizada, apontando forte recuperação de Alckmin

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope após a oficialização das candidaturas junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reiterou que as chances das eleições presidenciais deste ano serem decididas já no primeiro turno continuam elevadas.

O candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa com 44% da intenção de votos, enquanto o seu principal concorrente, o tucano Geraldo Alckmin, aparece com 27%. Logo atrás, aparece a senadora e candidata do PSOL, Heloísa Helena, com 8% da preferência do eleitorado.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 142 cidades entre os dias 22 e 24 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Vantagem de Lula no segundo turno recua

Aprenda a investir na bolsa

Apesar desta forte diferença no primeiro turno, o Ibope também realizou uma simulação sobre um eventual segundo turno entre Lula e Alckmin. O petista supera o candidato do PSDB por 48% a 39%.

Destaque para a forte recuperação frente à última sondagem realizada 28 e 31 de maio, quando a diferença entre Lula e Alckmin era de 22 pontos, bem acima dos atuais 9 pontos percentuais.

A evolução dos percentuais de cada candidato nas pesquisas de primeiro turno não pode ser realizada já que nas sondagens anteriores o Ibope não considerava todos os candidatos inscritos no TSE.