Pesquisa Ibope aponta vitória de Lula já no primeiro turno das eleições

No entanto, sondagem sobre um eventual segundo também foi realizada, apontando forte recuperação de Alckmin

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope após a oficialização das candidaturas junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reiterou que as chances das eleições presidenciais deste ano serem decididas já no primeiro turno continuam elevadas.

O candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa com 44% da intenção de votos, enquanto o seu principal concorrente, o tucano Geraldo Alckmin, aparece com 27%. Logo atrás, aparece a senadora e candidata do PSOL, Heloísa Helena, com 8% da preferência do eleitorado.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 142 cidades entre os dias 22 e 24 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Vantagem de Lula no segundo turno recua

Apesar desta forte diferença no primeiro turno, o Ibope também realizou uma simulação sobre um eventual segundo turno entre Lula e Alckmin. O petista supera o candidato do PSDB por 48% a 39%.

Destaque para a forte recuperação frente à última sondagem realizada 28 e 31 de maio, quando a diferença entre Lula e Alckmin era de 22 pontos, bem acima dos atuais 9 pontos percentuais.

A evolução dos percentuais de cada candidato nas pesquisas de primeiro turno não pode ser realizada já que nas sondagens anteriores o Ibope não considerava todos os candidatos inscritos no TSE.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.