Pesquisa CNT/Sensus aponta liderança de Serra e Ciro; Lula venceria disputa

Aécio Neves obteria a terceira posição, caso fosse o candidato do PSDB; popularidade do presidente aumenta

SÃO PAULO – Pesquisa CNT/Sensus aponta liderança de José Serra e Ciro Gomes na corrida presidencial para 2010 e aumento da aprovação do governo Lula, que lidera pesquisa em possível terceiro mandato.

De acordo com os dados do estudo, encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes, o governador de São Paulo José Serra é o preferido dos eleitores nas duas situações em que é apontado como o candidato do PSDB, obtendo 36,4% dos votos quando enfrenta Ciro Gomes (16,9%), Heloísa Helena (11,7%) e Dilma Rousseff (6,2%). No cenário composto pelo petista Patrus Ananias, obtém 34,2%.

Vantagem de Ciro Gomes

Quando o nome de Aécio Neves entra em seu lugar, os tucanos conseguem obter somente a terceira posição, com 16,4% das preferências, em disputa liderada por Ciro Gomes, que obtém 23,5%. No cenário em que Geraldo Alckmin é o candidato do PSDB, Ciro Gomes lidera com 23,2%. O tucano fica com 17,8% dos votos, em segundo lugar.

PUBLICIDADE

As simulações de segundo turno indicam a vitória de José Serra contra todos os adversários, embora deva ser ressaltado o fato de que em todas as pesquisas ao menos 31% dos eleitores consultados afirmaram não ter candidato.

Terceiro mandato

Ademais, a pesquisa apontou que 50,4% dos eleitores afirmam ser a favor de uma alteração constitucional em favor de um terceiro mandato de Lula, com 45,4% manifestando-se contrariamente. Neste cenário, 51,1% dos eleitores escolheriam o atual presidente, contra 35,7% que votariam em Serra.

O cenário é confirmado pela avaliação positiva do governo Lula, que subiu de 52,7% para 57,5%, enquanto a avaliação negativa recuou de 13,7% para 11,3%.