Pesadelo do Brasil parece não ter fim, diz Washington Post

Para articulista do jornal americano, ninguém sabe para onde a mistura de decepção política e econômica levará o País

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – “O pesadelo do Brasil: sem fim à vista”. É com esse título que o jornal americano Washington Post destacou o cenário brasileiro em artigo de opinião do início desta semana, afirmando que ninguém sabe para onde a mistura de decepção com a queda econômica e a desilusão na política levará o País.

“Por enquanto, as disfunções política e econômica alimentam uma à outra. A agitação política acaba com a confiança do mercado, e isso enfraquece a economia e amplia a insatisfação política”, afirma o artigo. 

Robert J. Samuelson, que assina o artigo para o jornal, destaca que o Brasil receberá em agosto as Olimpíadas, que responde por 40% da economia da América Latina, mas que enfrenta um cenário de fortes dificuldades. Se, em uma década atrás, o Brasil era tido como o mascote dos países emergentes, com o ápice em meio a alcunha dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), o cenário agora é de forte queda para a economia. Boa parte desta reversão é por conta do fim do boom de commodities, mas outra parte é também por conta da má gestão interna da economia, aponta o jornal.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O jornal americano afirma que a presidente Dilma Rousseff expandiu fortemente o gasto público antes das eleições, de modo a se eleger. Agora, essas políticas têm que ser revertidas, gerando efeitos adversos. Enquanto isso, a presidente sofre um processo de impeachment, tendo como principal acusação a de que teria praticado as “pedaladas fiscais”.

Para o articulista do jornal, mudar a situação do Brasil vai ser difícil. “O que o Brasil ensina é que a promessa dos países com ‘mercados emergentes’ muitas vezes era pura esperança. A presunção de que esses países, especialmente os BRICs, conseguiriam diminuir lacunas com as sociedades avançadas. Eles conseguiriam adotar tecnologias conhecidas, expandir sua educação e melhorar a administração local. O que se perdeu nessa visão simplista foi o impacto de diferenças nacionais – valores, instituições e políticas – no crescimento econômico capaz de impressionar”, conclui a publicação.

Especiais InfoMoney:

Continua depois da publicidade

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; 5 novos papéis entraram no portfólio de abril

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.