Pequeno glossário para ler escutando nosso episódio sobre China

No meio de muitos elogios, recebemos também muitas dúvidas de ouvintes do nosso episódio sobre China. Resolvemos respondê-las aqui.

Equipe Stock Pickers

O episódio 73 do Stock Pickers — “Tudo, mas tudo mesmo, que você precisa e quer saber sobre a China” —, foi uma das gravações mais anárquicas que já fizemos aqui no Stock Pickers: escolhemos um tema totalmente diferente do usual e exploramos aspectos históricos, culturais e de mercado da segunda maior economia da mundo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O resultado, para nossa surpresa, confessamos, foi um dos episódios mais elogiados da história do programa.

Junto aos comentários positivos que surgiram (obrigado, comunidade!), recebemos também dezenas de dúvidas, e, por isso, resolvemos pedir para um dos participantes da gravação, o Rui Cavendish, da ARC Capital, nos mandar um pequeno glossário para facilitar a vida de vocês, ouvintes.

Então, vamos às definições dos 11 conceitos sobre termos utilizados no episódio:

1. Huawei

Conglomerado chinês de hardware e telecomunicações. Um dos maiores fornecedores de infraestrutura de telecomunicações, fabricante de celulares, data centers e muito mais para empresas, governos e organizações militares. Fundada em Shenzhen por um ex-militar do Exército, a Huawei ficou famosa mundialmente quando no final de 2018 a filha do fundador e CFO da empresa foi presa no Canadá por violações às sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irã.

2. Acordo Five Eyes

Acordo de Five Eyes é uma organização multilateral de inteligência fundada pelos aliados Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. O Five Eyes atua como um órgão centralizador de inteligência e espionagem e tem suas origens na Segunda Guerra Mundial.

3. Partido Comunista Chinês

Partido que atualmente controla (e que efetivamente é) o governo Chinês. Fundado no inicio da década de 1920, derrotou o Partido Nacionalista (Guo Min Dang, ou Kuomintang) na Guerra Civil Chinesa que terminou em 1949 com a fundação da Republica Popular da China. Desde então o KMT se exilou na provincia de Taiwan, de onde administra capital temporária Taipei – para o KMT, Nanjing é a verdadeira capital da China.

4. Mao Zedong

Assumiu a liderança do Partido Comunista Chinês durante a Longa Marcha e liderou os Comunistas à vitória na Guerra Civil Chinesa. Foi Secretario Geral do Partido e efetivamente o Líder Supremo da China até sua morte, em 1976. Lembrado também também pelo Grande Salto Adiante, programa de reforma agrária feito na década de 1950, e pela Revolução Cultural da década de 1960, marcada pelo seu Pequeno Livro Vermelho.

5. Jack Ma

Fundador do Alibaba, e hoje afastado completamente da empresa, é considerado por muitos o pai do e-commerce chinês. Uma figura excêntrica, foi por muitos anos visto como a imagem do empreendedorismo chinês. Seus profundos laços com o partido foram revelados quando do seu afastamento das operações do Alibaba.

6. Plano Quinquenal

A economia da China ainda depende de planejamento central, feito através do Plano Quinquenal, do qual estamos na 13ª edição. Nele, os objetivos econômicos dos próximos 5 anos são estabelecidos, e estes objetivos servem como metas para toda a estrutura administrativa e governamental da China.

Quer receber a Newsletter do Stock Pickers? Preencha o campo abaixo com seu nome e seu melhor email

7. Deng Xiaoping

Considerado o pai da China moderna, assumiu a liderança do Partido Comunista da China depois de um breve vácuo no poder deixado pela morte de Mao Zedong, no final dos anos 1970. Famoso pelas frases “Não importa a cor do gato, o que importa é se ele pega o rato” e “Ser rico é glorioso”, idealizou a cidade de Shenzhen e foi eleito a personalidade do ano pela revista Time no final do seu mandato.

8. Xi Jinping

Atual secretario geral do Partido Comunista Chinês e chefe de estado e de governo da China, está atualmente no seu segundo mandato. Famoso por retirar o limite imposto de 2 mandatos como secretário geral do Partido, seu pai foi braço direito de Mao Zedong, e ele segue uma linha parecida.

9. Jiang Zemin

Foi eleito secretário geral do Partido Comunista da China logo após Deng Xiaoping. Conhecido por seu extremo pragmatismo, Jiang Zemin acelerou a politica favorável aos negócios da China. Muito forte dentro do Partido até hoje. Serviu por dois mandatos como secretário geral e conseguiu eleger também seu sucessor, Hu Jintao, que serviu outros dois. Juntos, lideraram a China durante o período de maior expansão econômica no qual 850 milhões de pessoas saíram da pobreza. Famoso também por sua altíssima tolerância à corrupção.

10. Peste suína

A China teve um surto de peste suína em 2018, no qual centenas de milhões de porcos foram abatidos por infecção. Carne suína corresponde a 70% do consumo de proteína animal na China e o mercado chinês corresponde a mais de 50% do consumo de porco no mundo, e produz em torno de 55 milhões de toneladas de porco por ano.

11. Rabobank

Um dos maiores bancos da Holanda, é uma das principais instituições financeiras no mundo Agrícola. Produz importantes relatórios, que servem como base para investidores e produtores no mundo inteiro.

Para escutar o episódio completo, se você ainda não escutou, ou quiser escutar novamente, é só apertar o play.