Pedido de impeachment de Bicudo deve ser arquivado após feriado – e acionar estratégia

Segundo a Folha de S. Paulo, Eduardo Cunha deve seguir a área técnica e rejeitar o pedido, mas isso não significa alinhamento com o Planalto

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A área técnica da Câmara dos Deputados recomendou ao presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um parecer que conclui que, por não apresentar provas, o principal pedido de impeachment de Dilma Rousseff, assinado por Hélio Bicudo e pelo advogado Miguel Reale Júnior, deve ser arquivado. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O parecer, que foi elaborado por dois setores distintos da Câmara por ordem de Cunha, afirma que o pedido de Bicudo e Reale é bem elaborado juridicamente. Contudo, não traz documentação comprobatória de que Dilma tenha cometido crime de responsabilidade no exercício do mandato.

O pedido de impeachment cita o escândalo de corrupção na Petrobras e as “pedaladas fiscais” manobras do governo para adiar pagamentos e usar bancos públicos para cobrir as dívidas, que serão julgadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como muito já falado, Cunha deve seguir a área técnica e rejeitar o pedido, mas isso não significa alinhamento com o Planalto. Cunha rejeita o pedido mas, numa possível manobra já articulada, a oposição recorreria ao plenário para que a maioria dos deputados desse a palavra final sobre o assunto. Seria possível assim não haver o arquivamento do processo de impeachment se a maioria simples dos presentes à sessão da Câmara votar contra. 

Desta forma, é criada uma comissão especial que irá elaborar um parecer sobre o impeachment que irá ao Plenário. E, se pelo menos 342 dos 513 deputados votem pela abertura do processo de impedimento da petista, ela é afastada da Presidência.

Possivelmente, Cunha deve determinar o arquivamento do pedido logo após o feriado de 12 de outubro, de forma a não perder o “embalo político” resultante de eventual e provável aprovação do parecer do TCU pedindo pela rejeição das contas de Dilma referentes ao ano passado. 

Continua depois da publicidade

Deixe seu melhor email e receba a planilha com o preço das ações do Ibovespa em dólar:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.