PDT anuncia Ana Paula Matos como vice de Ciro Gomes em chapa “puro sangue”

Escolhida é vice-prefeita de Salvador (BA) e tem longa experiência na administração pública; decisão foi tomada no último dia para convenções partidárias

Marcos Mortari

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), candidato à presidência da República, ao lado da vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos (PDT), escolhida para ser vice em sua chapa (Foto: divulgação)

Publicidade

O PDT anunciou, nesta sexta-feira (5), a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos, como candidata a vice-presidente na chapa encabeçada pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT) para as eleições de outubro deste ano.

A decisão foi tomada no último dia para a realização de convenções partidárias. O movimento sela uma aposta da sigla em uma chapa “puro sangue”, em meio às dificuldades de fechar alianças em torno da própria candidatura ao Palácio do Planalto.

Antes de anunciar uma vice do PDT, Ciro Gomes havia tentado, sem sucesso, alianças com o União Brasil (sigla fruto da fusão entre PSL e DEM, que detém a maior fatia do fundo eleitoral e de tempo para propaganda no rádio e na televisão) e com o PSD.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar de ocupar a terceira posição nas pesquisas eleitorais, Ciro Gomes enfrenta problemas em crescer na disputa e ser visto pelo eleitorado como alternativa competitiva em um ambiente de alta polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) E Jair Bolsonaro (PL).

O anúncio da vice Ana Paula Matos representa uma tentativa da campanha do pedetista em se aproximar do eleitorado feminino a menos de dois meses das eleições. Advogada, professora, pós-graduada em finanças e com mestrado em administração, ela é servidora concursada da Petrobras.

Ana Paula Matos iniciou a trajetória na gestão municipal como diretora geral de Educação, em 2013. Depois, foi chefe de gabinete da vice-prefeitura, presidente do instituto de previdência municipal, secretária das Prefeituras-Bairro, secretária de Promoção Social e combate à pobreza, e secretária de Governo de Salvador. Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador em chapa com Bruno Reis (DEM).

Continua depois da publicidade

“Eu me orgulho da minha história, da mulher negra que sou, mulher de pele parda que não tem lugar de fala, de quem sofreu preconceito pela cor da pele, mas que tem lugar de fala pelo combate ao racismo e a toda e qualquer forma de preconceito”, disse em coletiva de imprensa.

Durante sua fala, a candidata a vice disse que defenderá um projeto que concilie desenvolvimento econômico e social.

A jornalistas, Ciro Gomes disse que sua vice contribuirá com a coordenação do plano de governo e terá papel fundamental na defesa do Projeto Nacional de Desenvolvimento.

“Ela vem especialmente para me ajudar a fazer do meu governo um governo feminino. Nós todos somos vítimas do patriarcado, qualquer um de nós já reproduziu piada machista, mas isso só vai ser superado quando nos empoderarmos de verdade as mulheres”, disse o candidato.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.