Paulo Guedes demite Waldery Rodrigues da Secretaria da Fazenda, dizem jornais; Bruno Funchal deve assumir

A saída de Waldery ocorre após uma série de embates em torno da sanção do Orçamento de 2021

Equipe InfoMoney

O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da Economia, Paulo Guedes, demitiu o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, nesta terça-feira (27) por conta das polêmicas envolvendo o Orçamento deste ano, sancionado na semana passada.

O governo ainda não confirmou a mudança, mas jornais como O Estado de S. Paulo e CNN deram a informação. Segundo esses veículos, o atual secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, irá assumir o posto. O Broadcast ainda aponta que Jeferson Bittencourt está cotado para substituir Funchal no Tesouro.

A saída de Waldery ocorre após uma série de embates em torno da sanção do Orçamento de 2021, que terminou com um veto de R$ 19,8 bilhões em despesas e um bloqueio adicional de R$ 9,3 bilhões.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ano passado, Waldery chegou a dizer que a equipe econômica estudava o congelamento de benefícios como aposentadorias e também a redução do seguro-desemprego. O comentário sofreu críticas do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou na época que daria “cartão vermelho” a quem fizesse esse tipo de proposta.

O até então secretário especial foi um dos maiores defensores dos ajustes no Orçamento deste ano, indo contra o Congresso, que pedia a sanção integral da proposta orçamentária.

Segundo o Estadão, Waldery queria ficar no cargo até junho, mas o Orçamento mostrou a necessidade de antecipar a mudança, que já estava sendo discutida. O jornal aponta ainda que a condução do processo por ele foi muito criticada pela ala política, mas que seu trabalho em geral também era alvo de outras áreas dentro do Ministério da Economia, que reclamam que as decisões importantes “travam” na Fazenda.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.