Partidos políticos estão em xeque e renovação depende da sociedade, diz ex-assessor do governo FHC

Sob o risco da crescente descrença eleitoral e de uma “direita truculenta“, Fausto alerta que partidos políticos brasileiros precisam se abrir para novos movimentos cívicos

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em tempo que a população pede por mudanças na política, o UM BRASIL, parceiro de conteúdo do InfoMoney, entrevista um dos principais assessores do governo brasileiro entre 1995 e 2002, o cientista político Sergio Fausto. Atualmente ele é superintendente executivo da Fundação Fernando Henrique Cardoso.

Na conversa, ele fala sobre a crise das democracias representativas em um mundo marcado pelas aceleradas transformações tecnológicas. Sob o risco da crescente descrença eleitoral e de uma “direita truculenta”, Fausto alerta que partidos políticos brasileiros precisam se abrir para novos movimentos cívicos.

Segundo ele, os partidos no Brasil hoje não estão abertos à renovação, querem apenas mudanças superficiais. “Esse processo [de renovação] é uma briga”, afirma Fausto. Confira a entrevista:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.