Partidos da situação vencem eleições em Aiichi

No entanto, diferença em relação ao candidato oposicionista foi muito apertada, de apenas 70 mil votos, e governo perdeu o pleito em Kitakyushu

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os partidos que apóiam o primeiro-ministro Shinzo Abe saíram vitoriosos nas eleições realizadas no último domingo (04) para escolher o administrador da prefeitura de Aiichi, mas, no mesmo dia, perderam no pleito organizado na cidade de Kitakyushu.

Em Aiichi, Masaaki Kanda, apoiado pelo Partido Liberal Democrático e o Novo Komeito, da coalizão governista, foi reeleito com 1,42 milhão de votos, contra 1,35 milhão de votos do candidato da oposição, Yoshihiro Ishida.

Já em Kitakyushu, uma ilha ao sul do Japão, Kenji Kitahashi, que contou com o apoio dos oposicionistas, venceu com 217,2 mil votos seu rival governista, Takashiro Shibata, que recebeu 177,6 votos.

Pequena diferença

Aprenda a investir na bolsa

As duas eleições serviram de teste de popularidade para a administração de Shinzo Abe, atingida recentemente por mais um escândalo, desta vez envolvendo o ministro da Saúde, Hakuo Yanagisawa, que havia comparado as mulheres a “máquinas de fazer filhos” em um pronunciamento.

O ministro chegou a pedir desculpas públicas pela gafe cometida e foi apoiado por Abe, que afirmou que não o demitiria. Como resposta, os partidos de oposição boicotaram na última quinta-feira (01) a sessão do Parlamento destinada a votar o orçamento complementar de 2006, para exigir a renúncia de Yanagisawa.

Apesar da vitória em Aiichi, o resultado foi considerado pouco significativo, já que a diferença entre os dois candidatos foi muito apertada (70 mil votos).