Partido Socialista obtém maioria em eleições na França, reforçando poder de Hollande

É a primeira vez em 31 anos que os socialistas podem formar um governo de maioria absoluta, com 54,8% das cedeiras

Graziele Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – O Partido Socialista Francês, do presidente François Hollande, conseguiu neste domingo (17) a maioria absoluta na Assembleia Nacional, após o segundo turno das eleições legislativas. Os resultados finais ainda não conhecidos, mas ao que tudo indica o PS ganhou 316 assentos – o equivalente a 54,8% das cadeiras.

No total, os partidos de esquerda (Partido Socialista, Frente de Esquerda, ecologista e não filiados, candidatos de esquerda) conseguiram 46,33% dos votos, ou 314 lugares no parlamento enquanto que a direita parlamentar obteve 44,13%, o que corresponde a 229 lugares.

Dos 43.234 votantes, foram às urnas 55,41% o que demonstra uma elevadíssima taxa de abstenção, de 44,58%. Esta foi a primeira vez em 31 anos que os socialistas podem formar um governo de maioria absoluta, dando a Hollande ampla força política, já que passa a controlar a presidência, o Parlamento, o Senado e 90% dos governos regionais.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Apesar de uma baixa afluência às urnas, o resultado foi o esperado. A falta de dependência do Partido Socialista sobre os partidos de extrema esquerda e o Verde significa que o governo será capaz de aprovar leis rapidamente e facilmente, evitando assim a aplicação de medidas contraproducentes decorrentes da pressão da extrema esquerda”, comenta Michel Martinez, do Société Générale.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.