Partido Popular vence eleições e alcança maioria em Parlamento da Espanha

Mariano Rajoy assumirá como presidente de governo em 20 de dezembro, no lugar de José Luis Zapatero

Fernando Ladeira

Publicidade

SÃO PAULO – O Partido Popular, liderado por Mariano Rajoy, alcançou a maioria absoluta no Parlamento da Espanha no último domingo (20). Com 186 cadeiras em um Parlamento de 350 assentos, contra 110 do partido socialista, o partido de centro-direita poderá governar sem a formação de alguma coalizão.

Com uma campanha dos “Indignados” contra os partidos, o percentual de abstenção foi de 28,31% nas eleições, frente aos 26,15% da votação de 2008, sendo que esta foi a maior vitória em uma eleição na Espanha desde 1982. Desta forma, Rajoy deverá assumir como presidente de governo no lugar de José Luis Zapatero em 20 de dezembro deste ano.

Em seu discurso após a vitória, Rajoy alertou para os tempos difíceis que se afrontam, mas não relevou detalhes sobre seu plano de governo, ao se limitar a afirmar que não haverá milagres.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Contudo, conforme indicado na semana anterior, Rajoy havia pedido que, se eleito, os mercados financeiros “dessem um tempo”, em um cenário no qual o prêmio demandado por investidores sobre os títulos públicos do país sofrem forte alta e eleva o custo de financiamento do país. Nesta segunda-feira o rendimento dos papéis de dez anos no mercado secundário sofre alta de 0,15 ponto percentual, a 6,53%.

Incertezas à frente
A campanha eleitoral conduzida pelo Partido Popular se baseou na criação de vagas, uma vez que o índice de desemprego alcançou 22,6% em setembro e 48,0% entre os jovens abaixo de 25 anos. No entanto, apesar da expectativa por mais medidas de austeridade, Rajoy é criticado na imprensa internacional por falhar em fornecer mais detalhes sobre seus planos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.