Partido de Bolsonaro foi o mais fiel ao governo Temer no 1º semestre

PSL  foi o que mais se alinhou às pautas do atual governo Temer em 107 votações realizadas no primeiro semestre de 2018 na Câmara, de acordo com estudo da Arko Advice

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Na convenção do PSL que oficializou a sua candidatura à presidência, no último domingo (22), Jair Bolsonaro atirou para todos os lados, com críticas ao seu adversário eleitoral, Geraldo Alckmin, mas também contra os governos de Dilma Rousseff e de Michel Temer. 

Contudo, apesar dos ataques, o partido de Bolsonaro – o PSL – foi o que mais se alinhou às pautas do atual governo Temer em 107 votações realizadas no primeiro semestre de 2018 na Câmara. É o que aponta um levantamento da consultoria política Arko Advice, que mostrou 67,73% de fidelidade dos deputados do PSL às pautas do governo. Esse índice supera até mesmo o partido de Temer, o MDB, que tem fidelidade de 64,34%, sendo seguido por PSDB (63,05%), PPS (63,03%) e PP (58,26%). 

Dentre as pautas, estão a questão da intervenção no estado do Rio de Janeiro, o cadastro positivo e temas ligados à Petrobras (PETR3;PETR4) e à Eletrobras (ELET3;ELET6). 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

fidelidade_partidária

Fidelidade cada vez menor

Vale destacar que a média de apoio aos projetos de interesse do governo na
Câmara em julho atingiu seu menor índice desde que Temer assumiu a presidência, em maio de 2016, de acordo com o levantamento. O apoio foi de 41,84%, número decorrente da análise de 21 votações entre os dias 1º e 18 de julho, quando os parlamentares entraram em recesso. Das 21 votações analisadas, o governo foi derrotado em uma, durante a análise da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) sobre o reajuste salarial e a contratação de funcionários públicos em 2019.

Assim, julho fechou um semestre marcado também pelo menor índice de apoio de Temer desde que ele assumiu, de 57,27%. Os índices são decrescentes
desde 2016. “Vale ressaltar que no primeiro semestre de 2018 foram analisadas apenas as votações de meados de maio, junho e julho. Antes disso, a presidente era Dilma Rousseff”, destaca a Arko. 

Leia mais: 

– Ataques a Bolsonaro vão crescer, mas não devem tirá-lo do segundo turno, diz Eurasia
– O “patinho feio fardado”: a estratégia de Jair Bolsonaro após o isolamento

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.