Participação de eleitores entre 16 e 17 anos diminui 25,65% em quatro anos

De acordo com cientista político, Brasil vive uma espécie de acomodação democrática, o que causa o desinteresse

Publicidade

SÃO PAULO – O número de eleitores com idade entre 16 e 17 anos caiu 25,65% desde a última eleição para presidente da República, em 2006, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para o cientista político Valdir Pucci, o Brasil vive uma espécie de acomodação democrática que provoca esse desinteresse dos jovens pela vida política. De acordo com ele, o país vive uma normalidade democrática, realidade parecida com a dos lugares onde o voto é facultativo, razão pela qual a sociedade não é mobilizada.

Ainda, segundo Pucci, a falta de crédito nos candidatos faz com que os jovens se sintam desinteressados.“O cidadão brasileiro como um todo tem um descrédito em relação à política, de que não adianta votar porque tudo vai continuar como sempre esteve. E com os jovens não é diferente”, explica, conforme publicado pela Agência Brasil.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alteração
Para Pucci, a entrada de novos nomes na política ou alguma mudança consistente nos rumos do país podem causar uma mudança neste cenário daqui a quatro anos. “Se não tivermos nenhuma mudança grave no ritmo do país nem surgir um novo nome, a tendência é ficar assim”. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.