Parlamento britânico aprova proposta de May e Reino Unido terá eleições em junho

Estas serão as segundas eleições gerais no Reino Unido em dois anos. A última ocorreu em maio de 2015 e a próxima estava prevista apenas para o quinto mês de 2020.

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – Com 522 votos a favor e 13 contra, o parlamento britânico aprovou na manhã desta quarta-feira (19) a proposta de antecipação em três anos das eleições gerais no Reino Unido anunciada na véspera pela primeira-ministra Teresa May. A votação ocorrerá no dia 8 de junho.

Estas serão as segundas eleições gerais no Reino Unido em dois anos. A última ocorreu em maio de 2015 e a próxima estava prevista apenas para o quinto mês de 2020.

O argumento de May é que a oposição no parlamento pode dificultar as tratativas para a saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como “Brexit”. Com pesquisas indicando uma liderança de 21% de seu partido, a primeira-ministra espera ampliar sua base parlamentar para aprovar com mais facilidade os termos que pretende apresentar às autoridades de Bruxelas. “Vamos remover o risco de incerteza e instabilidade. A eleição vai dar ao país a liderança forte que precisa”, argumentou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em março, autoridades britânicas acionaram o Artigo 50 do Tratado de Lisboa e deram início ao processo formal de desligamento do bloco europeu, que deve levar dois anos. O porta-voz de May afirmou que o cronograma para o Brexit não será afetado com a convocação de novas eleições e que não haverá trocas no alto-escalão do governo britânico.

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.