Para votar, será necessário documento com foto; 6% dos eleitores não sabem disso

Segundo a pesquisa, os eleitores que estudaram até o Ensino Fundamental são os que menos conhecem a nova regra (9%)

Publicidade

SÃO PAULO – Nas eleições deste ano, será obrigatória a apresentação do título de eleitor e um documento com foto para poder votar. No entanto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira (15), para 6% dos entrevistados, esse fato é desconhecido.

Segundo a pesquisa, os eleitores que estudaram até o Ensino Fundamental são os que menos conhecem a nova regra (9%). O número cai para 2% entre os que concluíram o Ensino Superior. Do eleitorado com mais de 60 anos, 9% também não sabem da mudança.

Quando dividido entre candidatos, os eleitores de Marina Silva (PV) são os que têm mais conhecimento sobre a nova regra (98%), enquanto os que vão votar em Serra e Dilma o índice é de 94%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A pesquisa foi realizada com 11.660 pessoas em 414 municípios, entre os dias 8 e 9 de setembro.

Título perdido
Ainda segundo o levantamento, 95% dos eleitores afirmaram que têm o título de eleitor e sabem onde o documento está.

Por outro lado, 4% dos eleitores responderam que têm o título de eleitor, mas não sabem onde encontrá-lo e 1% afirmou não ter mais o documento, apesar de estar apto a votar. O índice de eleitores que perderam o título chega a 8% entre os mais velhos, com idade acima de 60 anos.

Continua depois da publicidade

Das capitais pesquisadas, Porto Alegre apontou o maior índice de eleitores que perderam o título. Na capital gaúcha, 13% dos eleitores afirmaram não saber onde está o documento. A média no estado é de 4%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.