Para Serra, Programa de Direitos Humanos mostra confusão no governo

MCM Consultores aponta plano, alvo de críticas, como resgate da "agenda perdida" do PT e guinada à esqueda do governo federal

Tainara Machado

Publicidade

SÃO PAULO – O Programa Nacional de Direitos Humanos a princípio passou despercebido, com mais destaque para o aparecimento de Dilma Rousseff sem peruca do que para sua assinatura pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final do ano passado, opina a MCM Consultores em relatório.

Mas, conforme alguns setores foram se inteirando de seu conteúdo, as críticas começaram a aparecer. Na avaliação da MCM, o decreto é um resgate da “agenda perdida” do PT (Partido dos Trabalhadores). “A pretexto de proteger os direitos humanos, o Programa é uma verdadeira agenda de esquerda”, afirma.

Para o governador de São Paulo, José Serra, a polêmica criada em torno do projeto mostra confusão do governo federal. “Há uma grande confusão nesse momento dentro do próprio governo. Se o governo elucida bem as suas posições, aí, como cidadão, a gente vai analisar [o programa]”, declarou durante inauguração de uma unidade do Poupa Tempo em Taubaté.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pontos polêmicos
No entanto, não é só a oposição que fez críticas ao projeto. As Forças Armadas foram as primeiras a se manifestarem. As principais críticas foram feitas contra a proposta de revisão da Lei da Anistia, que poderia permitir a identificação e punição de torturadores.

A Igreja Católica repudiou as declarações favoráveis ao aborto contidas no decreto. A CNA (Confederação Nacional da Agricultura), através de sua presidente, a senadora Kátia Abreu, criticou a ameaça de barrar o uso de sementes transgênicas. Até mesmo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o decreto gera “insegurança jurídica”.

Diretrizes e recomendações
No entanto, a MCM destaca que o decreto precisa ser aprovado pelo Senado, pois ele não torna efetiva nenhuma das medidas citadas acima. “Apenas define diretrizes e recomenda ações visando implementá-las”.

Continua depois da publicidade

Mas a consultoria avalia que, “mantido o decreto, o governo Lula, que começou resgatando uma agenda carimbada como de direita, pode terminar abraçando uma agenda da esquerda que já havia sido dada por perdida até mesmo no PT”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.