Para Planalto, Lava Jato está exagerando no tom das denúncias

De acordo com os assessores presidenciais ouvidos pela Folha, as acusações vêm a público baseadas em delações, "sem provas concretas", o que poderia comprometer a credibilidade da operação.

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A forma como a força-tarefa da Operação Lava Jato apresentou denúncia contra Lula não incomodou somente o ex-presidente, que fez um discurso emocionado na última quinta-feira. De acordo com a Folha de S. Paulo, a apresentação da denúncia pelo MPF (Ministério Público Federal) incomodou até mesmo integrantes do governo Temer, que avaliam que o  grupo está “exagerando há tempos” na apresentação de denúncias contra nomes citados no esquema de corrupção da Petrobras.

De acordo com os assessores presidenciais, as acusações vêm a público baseadas em delações, “sem provas concretas”. Isso poderia comprometer a credibilidade da operação.

A avaliação ainda permeia o fato de que integrantes da base do governo Temer também estão sendo investigados, caso do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR). Porém, auxiliares de Temer destacam que “todos estão receosos” de externar opiniões contrárias à operação para não passar a ideia de que o governo quer parar a Lava Jato. 

Continua depois da publicidade

Além disso, há ainda quem avalia no Planalto que a repercussão negativa em torno de Lula pode enfraquecer a tese de golpe com o impeachment de Dilma Rousseff e futuras manifestações contra o novo governo. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.