Para os paulistanos, caminhões e veículos velhos são os que mais poluem o ar

Na lista de principais poluidores também estão os ônibus, indústrias, falta de chuva, trânsito e carros

Publicidade

SÃO PAULO – Os caminhões e veículos mais velhos são os principais responsáveis pela poluição do ar na cidade de São Paulo, apontou pesquisa realizada pela Nossa São Paulo/Ibope.

De acordo com o estudo, os caminhões e veículos velhos receberam 42% das respostas dos paulistanos, cada. No caso dos caminhões, houve um aumento de 2 pontos percentuais em relação a 2009. Já os veículos velhos tiveram alta de 1 p.p. na comparação com o ano passado.

Em terceiro lugar da lista, vêm os ônibus coletivos com 29% das citações, o que representa um aumento de 4 p.p. em relação ao ano passado. Já as indústrias tiveram queda de 3 p.p, mas, mesmo assim, mantiveram a quarta posição.

Continua depois da publicidade

Também estão na lista falta de chuvas (15%), o trânsito (13%), carros (13%), falta de árvores (10%), lotações (3%) e motocicletas (3%).

Conhecimento
Ainda de acordo com a pesquisa, o conhecimento dos paulistanos sobre a poluição na capital paulista caiu em relação ao ano passado.

O percentual de pessoas que já tinham ouvido falar que São Paulo é a 6ª cidade mais poluída do mundo caiu de 62% em 2009 para 46% este ano.

Sobre a afirmação de que o paulistano perde um ano e meio de vida por causa da poluição, o percentual de pessoas que já ouviram falar dela caiu de 52% para 36% na mesma base de comparação.

Apenas 32% dos paulistanos já ouviram falar que 12 pessoas morrem por dia na capital paulista, por causa da poluição do ar, e metade dessas mortes são provocadas pelo enxofre do diesel.

Além disso, apenas 22% dos paulistanos já ouviram falar que a poluição do ar custa um US$ 1,5 bilhão por ano, somando os custos para o sistema de saúde e vidas perdidas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.