Para maioria, Brasil está vivendo uma nova política com governo Bolsonaro, diz pesquisa

Apesar de verem Bolsonaro como símbolo da "nova política", eleitores se dividem sobre postura a ser adotada pelo presidente em relação ao Congresso Nacional

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Um dos termos mais mencionados durante a campanha eleitoral e o início do atual governo, a chamada “nova política” é uma realidade no Brasil, na avaliação da maioria dos eleitores. É o que aponta a sexta edição da pesquisa mensal XP/Ipespe – a quarta desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência da república.

Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados acreditam que o país, de fato, está vivendo uma nova política, independentemente do que se entende pelo termo. Outros 39% discordam de tal avaliação. A pesquisa ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões do país, entre os dias 1º e 3 de abril, e tem margem máxima de erro de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Gráfico I: Na sua opinião, hoje em dia, o Brasil está ou não vivendo uma nova política?

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

ipespe0404a

Para a maioria dos eleitores consultados (62%), o governo Jair Bolsonaro representa uma nova política. Apesar disso, a pesquisa também mostrou uma continuidade no movimento de queda na aprovação do presidente e uma divisão entre os entrevistados sobre a postura a ser adotada em relação ao parlamento para fazer avançar sua agenda legislativa.

Gráfico II: Na sua opinião, o governo do presidente Jair Bolsonaro representa ou não uma nova política?

ipespe0404c

Dispersão também se observa no entendimento dos aspectos que envolvem o conceito da “nova política”. Neste caso, os três pontos destacados são o combate à corrupção, o combate a privilégios de políticos e servidores públicos de alto escalão, além da reforma política.

Continua depois da publicidade

Gráfico III: Quanto cada um dos seguintes aspectos demonstram que o Brasil está vivendo uma nova política?

ipespe0404b

Apesar do fim das eleições e de queixas de parlamentares sobre uma insistência do atual governo em se afastar do diálogo e de negociações com as bancadas, a “nova política” continua presente em manifestações de Bolsonaro, filhos e aliados políticos.

Este tem sido um dos principais fatores de tensionamento entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. No mais recente capítulo da crise, Bolsonaro trocou farpas publicamente com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ambos, porém, falam em página virada e o presidente tem buscado sinalizar moderação a uma classe política ainda cética.

De acordo com a XP/Ipespe, apenas 13% dos entrevistados avaliam a relação entre Executivo (representado por Bolsonaro) e Legislativo (representado por Maia) como ótima ou boa. A maioria (81%), porém, entende que ela é importante para o país. Vale ressaltar que a pesquisa foi feita antes da série de encontros promovidos por Bolsonaro com presidentes e lideranças de partidos.

Gráfico IV: Pelo que o(a) sr.(a) sabe ou ouve falar, como está atualmente a relação entre o Poder Executivo, representado pelo presidente Jair Bolsonaro, e o Poder Legislativo, representado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia?

ipespe0404d

Gráfico V: Na sua opinião, uma boa relação entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, é…

ipespe0404e

No entanto, ao serem questionados sobre como Bolsonaro deveria lidar com o parlamento, os entrevistados se dividem em três grupos: 33%% a favor que ele endureça suas posições e seu discurso, ainda que isso signifique dificuldades na relação com o Congresso; 19% a favor de o presidente manter a atual conduta; e 37% favoráveis a uma flexibilização de posições para aprovar sua agenda, ainda que isso signifique se afastar do discurso inicial.

Gráfico VI: Na sua opinião, como o presidente deveria agir na sua relação com o Congresso Nacional?

ipespe0404f

Metodologia
A pesquisa XP/Ipespe foi feita por telefone e ouviu 1.000 entrevistados em todas as regiões do país. Os questionários foram aplicados por entrevistados e submetidos a fiscalização posterior. O nível de confiança é de 95,45%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob as mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem máxima de erro, estabelecida em 3,2 pontos percentuais. A amostra representa a totalidade dos eleitores brasileiros com acesso à rede telefônica fixa e a telefone celular, sob critérios de estratificação por sexo, idade, nível de escolaridade, renda familiar etc.

Garanta uma aposentadoria confortável investindo. Abra uma conta gratuita na XP

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.