Para evitar enfraquecimento, Governo pode ser mais duro contra inflação, diz MCM

Executivo poderá enfrentar problemas de popularidade caso inflação não convirja para centro da meta

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O Governo deve adotar medidas corretivas de aperto monetário, caso a inflação continue a fugir do centro da meta, apontaram os analistas da MCM Consultores, a fim de evitar o enfraquecimento do executivo em caso de perda da popularidade.

A reação imediata esperada pelos consultores virá do Banco Central, sob a forma de aperto adicional da política monetária. De acordo com suas expectativas, o cenário alternativo da MCM aponta para dois aumentos adicionais da Selic a partir de setembro próximo, “com o juro básico podendo fechar o ano acima dos 13%”.

Popularidade e desgaste político
O sentimento dos analistas é que a presidente Dilma Rousseff não aceitará qualquer tipo de descontrole em relação à inflação, isto por que ela está consciente de que problemas nessa questão poderão gerar desgaste. “Os riscos políticos que o Governo corre se ficar de braços cruzados diante do eventual fracasso do cenário do BC são evidentes e não desprezíveis”, destaca o relatório.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A pesquisa CNI-Ibope já começou a dar sinais de que a inflação incomoda a opinião pública. Apesar de 56% dos eleitores que responderam a pesquisa considerarem o Governo ótimo ou bom, 42% desaprovam a maneira pela qual o Governo está combatendo a inflação. A taxa de desaprovação avançou de 33% em dezembro de 2010 para 42% neste mês de março.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.