Para eleitores, internet terá grande impacto nas eleições de 2010

Pesquisa indicou que 59% dos eleitores acreditam que a web terá uma grande influência na campanha eleitoral de 2010

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O uso da internet nas eleições de 2010 terá grande impacto nas campanhas. Isso é o que considera 59% dos eleitores entrevistados em uma pesquisa nacional do DataSenado. Entre as pessoas que usam regularmente sites de notícias e participam de redes sociais, o percentual sobe para 64%.

O levantamento ouviu 1.088 eleitores, em 27 capitais, e também mostrou que a internet já é o segundo meio de comunicação mais usado pelo cidadão, com 19% das indicações, para informar-se sobre política, atrás apenas da TV, com 67% das respostas. Em terceiro lugar está o segmento jornais e revistas, com 11%, seguido por rádio, com paneas 4%.

Vantagem da internet

Segundo a Agência Senado, 46% dos entrevistados acreditam que a maior vantagem da web será a troca de informações e ideias entre os eleitores. Em segundo lugar está a facilidade de comunicação entre candidatos e eleitores, com 28%.

Aprenda a investir na bolsa

Favorece essa troca de informações, o fato de que a internet oferece informação em tempo real, com vantagem adicional à TV e rádio, por ter a possibilidade de recuperar as notícias e opiniões.

Entre os entrevistados, 58% usam a internet diariamente, sendo que desse total, 78% acessam sites de notícias e 53% fazem parte de redes sociais, como Orkut ou Twitter.