Para Citi, eleições e alta da Selic não são motivos para venda de ações no Brasil

Equipe de analistas do banco vê perda de momentum, mas reitera sua projeção para o Ibovespa em 80 mil pontos ao final do ano

Luis Madaleno

Publicidade

SÃO PAULO – Na avaliação do Citi, o mercado brasileiro vem perdendo momentum nas últimas semanas – ou mesmo meses -, na medida que os investidores sinalizam uma maior aversão ao risco e migram para a renda fixa – levados não só pelo “flight to quality”, mas também pela perspectiva de um iminente aperto monetário e pela proximidade das eleições de outubro.

Os analistas repercutem a queda de 8% vista no MSCI Brasil ante seu pico do ano e a contração de 3,4% ocorrida desde a volta da tributação do capital estrangeiro como IOF, ocorrida em meados de outubro.

Aperto monetário
No tocante do aperto monetário, a projeção do Citi é de um aumento na taxa básica de juro em 350 pontos bases, passando dos atuais 8,75% ao ano para 12,25% ao final de 2010.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os analistas observam que, historicamente, ciclos de elevações na taxa apresentam um certo padrão de reação no mercado de ações doméstico. “Outras forças (geralmente externas) parecem ser drivers mais importantes [para influenciar os papéis], enquanto que as ações tendem a antecipar estes movimentos da taxa”, avaliam.

No geral, um aumento na taxa Selic é precedido por uma contração da ordem de 14% no MSCI Brasil, com uma elevação que gira em torno de 11% nos seis meses posteriores.

Eleições mina desempenho
Quanto às eleições de outubro, mais uma vez há um padrão histórico para o evento. Na média, os anos nos quais há eleição, o MSCI aponta elevação de 6,6%, valor abaixo dos 32% que se apresentam em anos não eleitorais.

Continua depois da publicidade

No entanto, “não há evidências de elevação na volatilidade nos mercados em anos de eleição”, disparam os analistas Geoffrey Dennis e Jason Press. Eles não acreditam que as eleições de outubro serão transformacional: “Duvidamos que qualquer um [dos principais concorrentes ao Palácio do Planalto] irá posicionar a postura política significativamente ‘para a esquerda'”.

Realização de lucros e índice nos 80.000 pontos
Para eles, haverá um intervalo para se realizar lucro no mercado brasileiro. “Duvidamos que já estejamos lá”, avaliam.

Para a equipe do Citi, o Ibovespa deve fechar o ano atingindo os 80 mil pontos.

Continua depois da publicidade

Sem motivos para venda
“Os eventos potencialmente preocupante da elevação da taxa Selic e as incertezas acerca das eleições de outubro não são razões para vender ações brasileiras”, concluem os analistas do Citi.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.