Para aceitar Fazenda, Meirelles quer poder para mudar Planejamento, BC e 2 bancos, diz Estadão

Ex-presidente do Banco Central nega, mas segundo a publicação ele teria feito algumas exigência para aceitar substituir Joaquim Levy

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Diferente da versão que tem circulado dos integrantes do governo, o jornal O Estado de S. Paulo afirmou nesta quinta-feira (12) que o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles foi consultado sobre a possibilidade de ocupar o Ministério da Fazenda no lugar de Joaquim Levy. Porém, de acordo com a publicação, ele teria feito algumas exigências.

Citando dois interlocutores, o jornal diz que a condição apresentada para Meirelles assumir o cargo é a de ter carta branca para mudar o comando do Ministério do Planejamento e do Banco Central, além de autonomia para mexer na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil.

O Estadão diz que a sondagem informal foi feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em público, nega a iniciativa, assim como o ex-presidente do BC. Duas pessoas que conversaram com ele, porém, confirmaram ao jornal que Meirelles avalia como essencial ter liberdade para fazer mudanças na equipe econômica, caso venha a dirigir a Fazenda.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano


É hora ou não é de comprar ações da Petrobras? Veja essa análise especial antes de decidir:

Leia também:

Você investe pelo banco? Curso gratuito mostra como até dobrar o retorno de suas aplicações

Continua depois da publicidade


Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.