Para 81% dos empresários, alta carga tributária é o que mais afeta os negócios

Já a falta de clareza jurídica da arrecadação foi apontada por 58% como aspecto prejudicial ao crescimento da empresa

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Para 81% dos empresários brasileiros, a alta carga tributária é o que mais prejudica os negócios da empresa, segundo um estudo realizado pelo Ibope em parceria com a Amcham (Câmara Americana de Comércio).

Além dos tributos, a falta de clareza jurídica da arrecadação foi apontada por 58% como aspecto que afeta muito negativamente os negócios.

Em seguida, aparecem o formato e os meios de arrecadação dos impostos, com 51%, além da gestão e do uso dos recursos públicos pelo Estado, com 52%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Próximo governo
A maioria dos entrevistados (69%) disse também não acreditar na possibilidade de redução da carga tributária no próximo governo, contra 23% dos que estão confiantes na queda de tributos.

Como consequência da não-redução da carga tributária no próximo governo, os empresários disseram que haverá diminuição da competitividade e dos investimentos, aumento do custo Brasil e de sonegação de impostos. Acrescentaram ainda que o desemprego será maior, assim como as dificuldades financeiras.

Atração de investimentos estrangeiros
A pesquisa indica também que os empresários acreditam que atuação do Estado deve evoluir para tornar o País mais atrativo aos investimentos estrangeiros.

Continua depois da publicidade

De acordo com os entrevistados, os aspectos que mais têm dificultado a entrada de recursos internacionais no Brasil são a organização tributária, apontada por 47%, a insegurança jurídica (19%), a falta de competência na gestão pública (17%) e a mão de obra (8%).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.