Para 50% dos brasileiros, valor da conta de água é caro para o serviço que recebem

Na região Norte/Centro-Oeste, o índice de descontentamento com o valor e o serviço é maior, de 72%

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O valor cobrado nas contas de água é caro em relação à qualidade do serviço que os brasileiros recebem. Essa é a opinião de 50% das pessoas entrevistadas para a pesquisa Percepções sobre Saneamento Básico, divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Ibope Inteligência a pedido do Instituto Trata Brasil.

O levantamento foi feito com 1.008 pessoas, com idade acima de 18 anos e residentes em cidades com mais de 300 mil habitantes. Entre a população do Norte e Centro-Oeste, o descontentamento com o valor e a qualidade do serviço é maior, já que 72% consideram a conta muito cara. Nas famílias com renda entre dois e cinco salários mínimos, esse índice é de 55%.

Satisfeitos com o serviço

Entre as pessoas que acreditam que o valor é adequado à qualidade do serviço, o índice é de apenas 26%, caindo para 2% quando se considera o valor barato. Além disso, para 6% das pessoas, quem paga a conta é o condomínio ou edifício, enquanto outros 9% são isentos ou não recebem conta de água.

Aprenda a investir na bolsa

Quanto à tarifa de esgoto, 71% declararam pagar essa conta, contra 11% que não a pagam. Esse último índice é maior na região Nordeste, onde 28% das pessoas declararam não fazer o pagamento. Em favelas, a porcentagem é de 16%.