País poderia sediar banco dos BRICs, diz Aécio Neves

Aécio disse não ver a questão da presidência do banco, que acabou indo para a Índia frustrando as pretensões dos brasileiros, como algo essencial

Estadão Conteúdo

Publicidade

O candidato a presidente pelo PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG), afirmou nesta quarta-feira, 16, que o Brasil teria condições de sediar o banco dos Brics, em vez da China, mas que faltou “autoridade política” para o País. “Se o Brasil tivesse uma autoridade política maior do que demonstrou ter, seria uma possibilidade (sediar o banco), mas no quadro atual, quem analisava o assunto com maior profundidade não acreditava que o Brasil tivesse autoridade e condições de impor isso”, provocou.

Aécio disse não ver a questão da presidência do banco, que acabou indo para a Índia frustrando as pretensões dos brasileiros, como algo essencial. E afirmou preocupar-se mais com as relações comerciais do Brasil com o resto do mundo, como União Europeia, Estados Unidos e até com os próprios países do Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul).

“O equívoco do Brasil na condução da sua política externa nos últimos anos fez com que, mesmo em relação aos Brics, nossa balança comercial seja deficitária. Nos últimos cinco anos, compramos mais de cada um dos países dos Brics do que vendemos para esses países, o que é uma demonstração do equívoco do Brasil na construção comercial exterior.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.