País do ‘jogo bonito’? Para FT, placar de ontem marca o fim de uma era do futebol brasileiro

Segundo jornal britânico, os brasileiros pararam de oferecer dribles e belos gols há muitos anos e é hora de pensar em um outro futebol.

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – É difícil pensar na grande humilhação que o Brasil sofreu ontem com o placar de 7 a 1 para a Alemanha. É assim que o jornal britânico Financial Times começa uma reportagem que serve como um balde de água fria naquilo que os brasileiros vem defendendo há tanto tempo, que o Brasil é o “País do futebol e do jogo bonito”. 

Na visão do FT, foi um final apropriado para os longos anos de boom econômico do Brasil. Mas, em termos desportivos, foi mais específico: “o fim da tradição do futebol do Brasil. A frase ‘joga bonito’ agora pode ser abandonada junto com clichês sobre ‘futebol e samba'”, destacou. 

Segundo o periódico, os brasileiros pararam de oferecer dribles e belos gols há muitos anos e é hora de pensar em um outro futebol. Quem sabe adotar um estilo “mais europeu, mais alemão”. O futebol brasileiro precisa começar de novo também a ser liderado por treinadores alemães, emendou o jornal. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além do vexame em campo, o FT comentou ainda que o resultado deve pesar também para a presidente Dilma Rousseff, que está há poucos meses de enfrentar uma nova eleição. “Ela expressou sua tristeza pela derrota no Twitter”, lembra o jornal. “Não vamos nos deixar alquebrar. Brasil, ‘levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima'”, escreveu ela.

Apesar do peso da derrota, o jornal faz uma ressalva de que, historicamente, não há nenhuma correlação entre o desempenho do Brasil em Copas do Mundo e o desempenho nas eleições no mesmo ano. “Muitos têm mantido Dilma responsável pelo desperdício, gastos excessivos, mas organização relativamente boa do torneio”, afirma o FT. Para o periódico, o massacre alemão deve ter como responsável, em primeiro lugar, os jogadores infelizes da seleção e seu treinador, e, de forma mais ampla, no futebol desatualizado do País. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.