PAC: possível aumento do teto de encargo ambiental preocupa setor elétrico

Se passar para 2%, a alíquota de compensação ambiental pode onerar os empreendimentos e inviabilizar investimentos no setor

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Esta manhã o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia o conjunto de medidas que compõem o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), cuja meta é destravar a economia brasileira e dar mais impulso ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Entretanto, segundo o Canal Energia, agentes do setor elétrico mostram certa preocupação com as possíveis mudanças na compensação ambiental, encargo cujo teto poderia passar dos atuais 0,5% para 2%.

O setor considera que a metodologia de cálculo e o estabelecimento do novo teto não foram discutidos mais amplamente e que a nova alíquota poderia inviabilizar investimentos no setor elétrico ao onerar os empreendimentos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resultados contrários?

As associações alertaram também que o aumento no preço da tarifa de energia poderá penalizar os consumidores e ter resultados contrários aos objetivos do próprio PAC, que é acelerar o crescimento, o que depende, entre outros fatores, dos investimentos em infra-estrutura.

Diante de tal possibilidade, na última sexta-feira onze agentes representativos do setor elétrico encaminharam ao presidente Lula carta manifestando suas avaliações. Entre estas entidades estavam representantes dos grandes consumidores, geradores, distribuidoras, transmissoras e concessionárias.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.