Os campeões da corrupção estão soltos, diz aliado de Lula

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Gilberto Carvalho diz que a força-tarefa da Operação Lava Jato não está fazendo Justiça, mas Justiçamento

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A 24ª fase da Operação Lava Jato, Aletheia, marcou o caminhar das investigações do importante combate à corrupção para se tornar instrumento de perseguição política. Essa é a avaliação do ex-ministro e chefe de gabinete de Luiz Inácio Lula da Silva nos oito anos de gestão, Gilberto Carvalho. Em entrevista à jornalista Natuza Nery, ele mostrou receio com uma suposta “invasão de concepção ideológica dos principais agentes” sobre as ações da força-tarefa.

“Os procuradores e, ao que tudo indica, o Dr. Sergio Moro, têm uma necessidade de provar que os agentes do PT formam uma quadrilha e que o capo dessa quadrilha, que antes era o José Dirceu, agora é o presidente Lula”, afirmou durante a conversa. “Eles constrangem os fatos. Aquela entrevista coletiva dada na sexta em Curitiba, particularmente a participação do Dr. Carlos Fernando [procurador da Lava Jato], deve ficar gravada para a história como a demonstração mais cabal do que eu estou dizendo. O tempo todo ele ficou pré-julgando”.

Carvalho diz que a tese dos investigadores seria de que “o dinheiro da Petrobras é roubado por empresas coordenadas pela quadrilha do PT e que o dinheiro roubado irrigou campanhas eleitorais, deram um apartamento a Lula e fizeram uma chácara a ele”. “Essa é a tese. Eles vão ter que provar isso. Não tem nenhuma disso! Até porque, pela história do país, os cartéis que se formam entre as empresas, e a maneira que elas corrompem os agentes públicos, não é por comando político. O problema político aparece em virtude do financiamento de campanhas, que todos os partidos praticam”, argumentou.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para ele, há uma grande ilusão do povo com relação às capacidades da Operação Lava Jato. Segundo o ex-ministro, “os campeões da corrupção” estão soltos, com redução de pena e devolução de “pequenas quantias” daquilo que estão acusados de terem se apropriado. “Quem está ficando na cadeia em Curitiba é o Marcelo Odebrecht, que se negou a fazer delação, e os políticos. Isso é combate à corrupção?”, questionou em entrevista à Folha de S. Paulo. “Estão criando no Brasil uma espécie de neofascismo. Pois não estão fazendo Justiça, estão fazendo Justiçamento”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.